Kids

CONCEITO

Destinado a crianças adolescentes com idades entre 03 a 13 anos de idade, a turma  Kids (03 anos a 06 anos) e infanto-juvenil (07 anos a 13 anos), integra educação física e autodefesa técnica com condicionamento e habilidade de construção de jogos destinados a melhorar das capacidades motoras: equilíbrio, lateralidade, flexibilidade, agilidade, reação, combinação das habilidades básicas e coordenação específicas.

OBJETIVO

O trabalho nas turmas Kids tem como objetivo principal a ludicidade, começando na iniciação universal e conduzindo o aluno  até à iniciação ao esporte, criando um ambiente saudável, agradável e seguro para nossas crianças.

A AULA

Nas aulas, o desenvolvimento da motricidade deve decorrer em concordância com o desenvolvimento motor. Nossos alunos recebem o auxílio e a orientação dos professores e instrutores, vivenciando aspectos físicos, mentais e emocionais através do esporte desenvolvendo o bem-estar das crianças e jovens em um ambiente divertido e recreativo.

O TREINAMENTO

03 – 06 anos

Nesta fase procuramos desenvolver o processo de ensino-aprendizagem-treinamento nas três áreas de manifestação da aprendizagem, ou seja, na unidade e complexidade do sistema cognição-emoção-motivação. Atividades básicas de deslocamento, equilíbrio, acoplamento, esquema corporal, relação espaço-temporal entre outras são prioritárias e são preferencialmente apresentadas aos alunos em formas de jogos, sendo um elemento didático-pedagógico importante no que se refere à sua maturidade, evolução psicológica e cognitivo-social. É importante ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem-treinamento nesta fase, deve estar adequado ao nível de desenvolvimento e de experiência da criança.

07 – 13 anos

Nessa fase procuramos desenvolver em nossos alunos todas as capacidades motoras e coordenativas de uma forma geral: habilidades básicas de locomoção, manipulação e estabilização em refinamento progressivo, podendo assim participar de um número maior e mais complexo de atividades motoras, criando uma base ampla e variada de movimentações que ressaltam o aspecto lúdico. Na faixa etária de 07 anos à 10 anos, nossos alunos começam a combinar e aplicar as habilidades motoras fundamentais. Já na faixa etária de 11 anos à 13 anos ocorre um desenvolvimento acentuado nos aspectos físicos favorecendo a criança a utilizar suas habilidades dentro de estruturas esportivas mais definidas.

OS BENEFÍCIOS

O desenvolvimento adequado das habilidades motoras e senso-perceptivas, enfim, são parte vital do ciclo total do crescimento cognitivo infantil. A inter-relação é sempre vista sob a perspectiva das atividades motoras e do desenvolvimento das capacidades cognitivas e a futura construção das funções mais complexas, considerando o desenvolvimento das capacidades do indivíduo conforme dois processos:

Aprendizagem motora ao treinamento técnico
  • Desenvolvimento psicomotor da criança e do adolescente.
  • Desenvolvimento  dos processos de adaptação biológica em cada faixa etária.
  • Desenvolvimento dos princípios do treinamento aplicados a fases específicas da criança e do adolescente.
Desenvolvimento das capacidades ao treinamento
  • Desenvolvimento da capacidade resistência.
  • Desenvolvimento da capacidade força.
  • Desenvolvimento da capacidade flexibilidade.
  • Desenvolvimento das capacidades coordenativas.