Jiu-Jitsu

“Arte Marcial de Defesa Pessoal Invencível.”

CONCEITO

O conceito dessa arte marcial consiste em permitir que um praticante mais fraco possa dominar outro mais forte, o que exige o uso mais eficiente das energias mental e física.

OBJETIVO

O objetivo do praticante  é dominar o adversário, e seu princípio básico é a defesa pessoal. Por ter como máxima ceder para vencer, usa-se o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo, através de sistemas de alavancas, sendo assim: A força existente na luta são as forças externas e as forças musculares, elas variam, ou seja, não são constantes no decorrer do tempo, portanto causam um torque em relação ao centro articular, que agindo durante um intervalo de tempo, altera a velocidade angular de um corpo com um determinado momento de inércia.

A ARTE

A pressão utilizada pelo praticante de Jiu-Jitsu é definida como a força distribuída por uma determinada área, responsável por determinar a distribuição de forças nos segmentos. Três capacidades básicas devem ser dominadas pelo praticante de Jiu-Jitsu: o movimento, o equilíbrio e a alavanca.

O movimento significa a alteração da posição de um corpo, ou seja, a alteração das coordenadas de um ponto, em um intervalo de tempo. Sendo assim, o movimento somente pode ser verificado em relação a outro corpo, baseado em um sistema de referência, que será utilizado para criar as situações de perda de equilíbrio do adversário, o que lhe proporcionará a oportunidade de atacá-lo enfraquecido, pois sem equilíbrio não existe a força.

O equilíbrio deve ser mantido sempre para que se tenha a manutenção de uma determinada posição, controle dos movimentos resultado da interação de diversas forças, dependentes do movimento em execução e para que se chegue com mais facilidade às posições de alavanca.

A alavanca é usada como um ponto fixo apropriado para multiplicar a força e lhe permitir aplica-la em seu adversário. Ao dominar as três capacidades, o Jiu-Jitsuka pode maximizar suas virtudes, evitando, ao mesmo tempo, que seu oponente tire vantagem da força que tem.

A AULA

Elaboramos um programa global que atenda os processos que fundamentam o desenvolvimento e a aprendizagem dos movimentos da luta, dentro de um processo multifatorial levando em consideração: os meios de treinamento, tipo de treinamento e carga de treinamento, desenvolvimento das capacidades físicas, coordenativas e padrões posturais, visando organizar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento de forma sistemática, organizada e consciente do rendimento, tendo importância significativa para diversos objetivos relacionados aos nossos alunos de forma uniformizada em relação aos parâmetros de desempenho, ao nível de treinamento do indivíduo e a influência de diferentes variáveis que estão na estrutura de um programa de treinamento de forma isolada, assim como as possíveis relações entre elas.

Entendemos que um direcionamento efetivo do treinamento será adequadamente alcançado quando estrutura como: ação muscular, posição dos segmentos corporais e amplitude do movimento, forem levadas em consideração, tornando-se então necessárias.

O TREINAMENTO FÍSICO

No treinamento físico desenvolvemos e prescrevemos programas de treinamento físico, otimizando os resultados físicos pretendidos com o treinamento e atingindo os resultados desejados com maior rapidez e segurança. A prescrição do treinamento tem como objetivo conduzir o organismo para adaptações específicas. Essas adaptações específicas irão permitir alterar o desempenho nas suas diferentes formas de manifestação e de seus componentes.

Contudo, é fundamental entender a necessidade de relativizar a expectativa generalizada quanto à possibilidade de realização de um programa de treinamento cuja prescrição é baseada em princípios da Ciência do Esporte.

OS BENEFÍCIOS

  • Fortalecimento muscular global, promovendo formas corporais mais harmônicas.
  • Flexibilidade, permitindo movimentos mais suaves e amplos, com melhora da funcionalidade corporal.
  • Reeducação postural, através do reaprendizado do uso correto da musculatura, promovendo reequilíbrio das articulações.
  • Reeducação respiratória, característica essencial para facilitar os movimentos e acionar os músculos profundos do centro de força.
  • Conscientização corporal, proporcionando melhora na concentração e coordenação motora, resultando em melhor equilíbrio entre corpo e mente.

DOJO EMPRESARIAL

Workshops e treinamentos exclusivos para o ambiente corporativo, voltado para o estudo das estratégias, destinado a empresários, executivos, políticos e pessoas que precisam da estratégia no seu dia a dia. Virtudes marciais análogas ao mundo moderno como: cooperação, perseverança, inovação, gestão de pessoas, respeito ao líder e aos colegas, domínio próprio, pro-atividade, disciplina, coragem no dia a dia, são qualidades exigidas e essenciais no mundo empresarial e no ambiente corporativo.